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Tendências 2020: como se preparar para a Black Friday

Tendências 2020: como se preparar para a Black Friday

Data é uma das mais esperadas tanto por lojistas quanto por compradores

Em 2020, a Black Friday acontece no dia 27 de novembro. Se você tem um negócio, com certeza já sentiu o impacto desta que é uma das ações mais importantes do ano para o varejo. Para se ter uma ideia, no ano passado, as vendas online ficaram na casa dos 3,2 bilhões, o que representou um aumento de mais de 23% em comparação a 2018, segundo levantamento da consultoria Ebit/Nielsen.

Embora muito forte no mundo digital, com os e-commerces, a Black Friday não pode passar em branco para as lojas físicas, pois é uma ótima oportunidade para qualquer empresa fechar o ano com chave de ouro, inclusive aquelas que vendem produtos ou prestam serviços muito específicos. Sim, as vendas voltadas ao consumidor final são as que mais movimentam dinheiro neste dia, entretanto, é possível participar da data mesmo não sendo deste nicho.

Quer saber como se preparar para a Black Friday de 2020? Confira abaixo as dicas que separamos para o seu negócio! 

Não deixe para a última hora

Isso vale para qualquer campanha, não apenas a Black Friday, pois o sucesso de um negócio depende de planejamento estrutural, financeiro e logístico. É importante analisar antecipadamente sua margem de lucro e negociar condições especiais com seus fornecedores, evitando prejuízos. Verifique seu estoque para garantir que cliente algum fique sem o produto desejado. 

Faça uma boa divulgação

Não adianta criar super promoções de Black Friday e ninguém ficar sabendo delas, não é? É essencial projetar toda a sua estratégia, do início ao fim, e divulgá-la nos canais que seu público está, principalmente nas redes sociais. O ideal é começar as publicações com antecedência de, pelo menos, uma semana. Use boas fotos dos produtos e frases de impacto e urgência, como “Os maiores descontos do ano!” ou “Estoque limitado”.

Crie promoções verdadeiras e atraentes

Assim que chegou ao Brasil, a Black Friday foi usada de forma desonesta por algumas empresas, que previamente aumentavam os preços dos produtos para, na sexta-feira, diminuir e dizer que eram os descontos da ação. Seja honesto com seus clientes! Ofereça descontos verdadeiros e o histórico de preço dos produtos ou serviços, dessa forma, a pessoa saberá que está fazendo um bom negócio, podendo até indicar sua empresa para amigos e familiares.

Tenha uma boa estrutura

A grande procura por produtos e serviços durante a Black Friday pode fazer sites caírem, por conta do número incomum de acessos. Para evitar isso, é importante conhecer a capacidade técnica da plataforma que você utiliza para suas vendas online, sabendo quanto tráfego é possível receber. Converse antecipadamente com sua fornecedora de hospedagem e avalie se é preciso aumentar o plano no período da campanha. Um site seguro (em HTTPS) e uma landing page específica para a ação também garantem mais vendas. 

Aposte em um SAC eficiente

Outro ponto muito importante para ter bons resultados com a Black Friday é disponibilizar um SAC eficiente e sempre pronto para tirar as dúvidas dos visitantes. Você sabe bem como é grande a concorrência neste período, por isso, há grandes chances de o cliente optar por outra loja caso não consiga respostas da sua empresa. Atendimento qualificado sempre em primeiro lugar!

Faça uma boa pesquisa

É fundamental analisar como o mercado vai se comportar durante essa época e também o seu próprio negócio, para fazer comparações de como foram as edições anteriores da Black Friday, assim descobrindo como agir neste ano para gerar mais lucro. Analisar dados de acessos em redes sociais e a interação do público, por exemplo, são ótimas formas de saber o que o público está esperando da sua empresa para a data.

Quer mais dicas para arrasar nas vendas de Black Friday? Venha conversar conosco!

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